Avaliação por competências: quais as vantagens?

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Numa primeira abordagem, importa perceber o conceito competência, que se define pelo conjunto de comportamentos essenciais para a produção dos resultados desejados. A manifestação destes comportamentos depende de “traços subjacentes à pessoa” que incluem conhecimentos, aptidões, personalidade, valores e motivação. No entanto, é o “comportamento e não a personalidade que gera resultados” (Schneider, 1996).
É pois particularmente importante a gestão por competências, a qual se baseia na utilização de um sistema de avaliação objectivo no que se refere à administração e desenvolvimento dos principais activos de uma organização. Este tipo de avaliação permite:

 

- Melhores decisões por parte dos empregadores:
- As avaliações objectivas têm-se mostrado bons preditores do desempenho profissional
- As decisões são baseadas em resultados concretos e não em opiniões subjectivas
- Os planos de desenvolvimento podem estar directamente relacionados com os factores e os comportamentos (competências) mais importantes no trabalho

- Uma gestão baseada na eficácia e retorno:
- Diminui os custos associados a falhas nos processos de selecção
- Coloca as pessoas onde são mais eficazes
- Reduz os custos com a rotação de pessoal
- Maximiza a produtividade e a motivação de cada um
- Elimina os custos associados a uma menor capacidade eficiência no trabalho
- Identifica os “elevados potenciais” com maior rigor

 

A gestão por competências transforma-se, assim, numa ferramenta fundamental na gestão do talento das organizações, pois gera elevados índices de performance e motivação, decorrentes de uma comunicação assertiva dos pontos fortes e áreas de melhoria, bem como da definição de planos de desenvolvimento sustentados e ajustados a cada um.

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Joana MaldonadoAvaliação por competências: quais as vantagens?

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